Voltamos e este tema para lembrar que esta revista prepara um dos passos mais importantes da sua história. A partir do próximo mês de outubro de 2025, será enviada aos assinantes exclusivamente em formato digital, uma evolução natural e corajosa que alia sustentabilidade, inovação e responsabilidade financeira.
Como mencionamos antes, esta decisão não surgiu por acaso. Durante quase 30 anos, mantivemos o valor da assinatura mensal inalterado, mesmo quando a revista passou de bimensal a mensal e a gestão da cobrança foi assumida pela nossa Associação, com o consequente investimento em software de faturação e recursos humanos. Entretanto, os custos com a impressão e envio postal aumentaram de forma acentuada. Era necessário agir com urgência e decidimos fazê-lo com visão de futuro.
Inspirados pela revista internacional do Rotary, que já é digital, e alinhados com os compromissos ambientais que nos definem como rotários, iremos adotar um modelo misto: a versão digital será enviada por e-mail, através de uma newsletter mensal, a todos os membros dos clubes que não manifestem o desejo de continuar a receber a revista impressa. Para estes, tudo se mantém como até aqui, com o valor da assinatura mensal de 1,67 euros (IVA incluído). Por isso, é fundamental que o seu endereço de e-mail esteja atualizado no My Rotary, para garantir a boa receção da nova edição digital.
Muito importante: se preferir continuar a receber a revista em papel, impressa, basta enviar-nos essa instrução, para o e-mail geral@portugalrotario.pt. Neste caso, o valor da assinatura mensal passará para 3.90€ (IVA incluído), comportando os custos da impressão, ensacamento e respetivo envio postal.
Os pagamentos continuarão a ser efetuados através dos clubes, que receberão a habitual fatura trimestral correspondente ao total das assinaturas (digitais e impressas) dos seus associados, garantindo simplicidade, continuidade e transparência.
Esta mudança é uma enorme oportunidade. A versão digital vai permitir-nos aumentar o número de páginas, a breve prazo, e reforçar a presença da revista em novos canais. Está a ser criado um novo website, onde os leitores poderão aceder a conteúdos exclusivos, e iremos investir nas redes sociais, tornando a nossa comunicação mais atual, interativa e global.
A interação entre leitores, clubes e a nossa redação será mais próxima e mais viva. Vamos chegar a mais países, dar voz a mais projetos, inspirar mais ações e levar o Rotary onde ele ainda não chega. Vamos fazer história, com todos, para todos.
Pretendemos ser mais ecológicos, mais atuais e mais próximos, num projeto que honra o passado, responde ao presente e prepara o futuro. Um novo capítulo vai começar e contamos consigo para o escrever. Porque servir é também comunicar. E comunicar bem é chegar mais longe, é expandir o nosso alcance.