Mais de 300 rotários e convidados participaram, de 23 a 25 de maio, na 42.ª Conferência do Distrito 1970, em Estarreja, sob o tema “Caminhos para a Paz”. O evento arrancou com a inauguração do Poste da Paz e contou com intervenções de líderes rotários, entre eles o representante da Presidente Stephanie Ulrich e ex-Diretor de Rotary International, Eduardo San Martin.
Durante dois intensos dias, discutiram-se temas centrais como a crise dos refugiados, o papel da ONU e da Europa na paz e o diálogo inter-religioso, com a presença de figuras como Frei Fernando Ventura, o Cardeal D. Américo Aguiar, Mário Parra da Silva e Sebastião Bugalho.
Houve ainda espaço para homenagens, momentos culturais, uma exposição de selos comemorativos do Rotary e a participação ativa de jovens do Interact e Rotaract. Os jantares Paul Harris e Gala do Governador, António Simões Pinto, reforçaram o companheirismo.
O evento destacou-se pela qualidade dos oradores e pela diversidade dos temas abordados, promovendo uma reflexão profunda sobre o papel do Rotary como construtor de pontes, defensor dos direitos humanos e agente de paz nas comunidades locais e no mundo.