Conforme destacou João Oliveira, Presidente da Comissão Executiva da FRP, “as Bolsas dos Fundadores são uma iniciativa da FRP estabelecida em 1996, em memória dos dez membros fundadores do seu primeiro Conselho de Administração, criado em 1959″.
Concedidas anualmente a dez bolseiros indicados por clubes rotários previamente sorteados, estas distinções visam reconhecer e apoiar estudantes com percurso escolar exemplar e envolvimento solidário na escola ou comunidade. Com o valor de 500,00 € cada, incluem um diploma e um exemplar do livro Quadro de Honra, que documenta a história dos fundadores da FRP e destaca os perfis dos estudantes distinguidos.
No passado dia 6 de abril, durante a cerimónia comemorativa do 66.º Aniversário da FRP, em Guimarães, foram entregues Bolsas dos Fundadores a três jovens indicados pelos clubes: Maria João Matos (Rotary Club Lusofonia em Ação), Martim Lage (Rotary Club de Lisboa-Parque das Nações) e Ricardo Ramalho (Rotary Club de Vila Verde). Afonso Costa foi um dos bolseiros que se viram impossibilitados de comparecer nessa cerimónia, a par de Tiago Narciso (Rotary Club de Setúbal), Mariana Martins (Rotary Club Atlântico Região Oeste), Íris Caldeira (Rotary E-Club Portugal do Distrito 1960), Mihai Negura (Rotary Club de Vilamoura Internacional), Vasco Nobre Lourenço (Rotary Club de Vila Franca de Xira) e Júlia Silva (Rotary Club de Chaves).
Ainda na cerimónia de Aniversário, foram sorteados os clubes que no Ano Rotário 2025-2026 indicarão novos bolseiros: Rotary Clubs Lisboa-Belém, Trancoso, Mafra, Gaia-Sul, Lamego, Faro, Celorico de Basto, Loures, Curia-Bairradae Entroncamento.
Além das Bolsas dos Fundadores, a FRP disponibiliza outros programas de apoio aos jovens, como as Bolsas Comparticipadas, destinadas a alunos do Ensino Secundário e Superior, com financiamento partilhado entre a FRP e os clubes ou patrocinadores, e as Bolsas Pedro Ecoffet, atribuídas anualmente em memória de Pedro Ecoffet Taborda, com um valor fixo de 750 euros. Adicionalmente, são atribuídas as Bolsas “Teixeira Lopes / Melhor Bolseiro do Distrito 1960″ e “Casal Melich / Melhor Bolseiro do Distrito 1970”, que premeiam os estudantes com desempenho excecional, selecionados entre os bolseiros do ano letivo anterior.
Nesta distinção de excelência, atribuída anualmente a um bolseiro por distrito rotário, foram este ano reconhecidos Carolina Vicente, indicada pelo Rotary Club de Abrantes, e João Abreu, proposto pelo Rotary Club de Vizela.