A paz através da educação

Quando assumi o cargo de presidente de Rotary International, o momento chegou de forma repentina e inesperada. Isso levou-me a refletir sobre como o mundo pode mudar num instante e sobre o poder do Rotary em ser uma força constante para o bem em tempos de mudança. Neste Mês da Educação básica e alfabetização, temos um apelo claro à ação: fortalecer as bases da aprendizagem em todas as comunidades que servimos.

Milhões de pessoas em todo o mundo continuam sem saber ler. Milhões de crianças não têm acesso à educação básica. E, no entanto, conhecemos a solução: uma educação sustentável, inclusiva e equitativa, sobretudo para raparigas e jovens marginalizados. A literacia é mais do que saber ler e escrever, é a chave para a dignidade humana, a mobilidade económica e a paz. Cada livro que se abre, cada sala de aula apoiada, cada professor formado é um alicerce para a construção da paz.

Este ano, o nosso tema rotário é Unidos para Fazer o Bem. “Unidos” fala da força que encontramos uns nos outros. Quando unimos os nossos talentos e recursos, não apenas entre clubes, mas também com parceiros, organizações e comunidades, ampliamos o nosso impacto. E quando o fazemos de forma consistente ao longo do tempo, criamos mudança duradoura. O serviço rotário não pode ser medido apenas por objetivos anuais. O nosso trabalho na educação tem de ir além de um único ano. Projetos de literacia exigem tempo para criar raízes, crescer e dar frutos.

Agora é o momento de pensar com audácia e criatividade. Novos tipos de clubes podem ajudar-nos a envolver educadores, alunos e defensores da educação de novas formas. Aproveitemos este mês para acolher novos associados com paixão pela educação e para capacitar os que já fazem parte do Rotary a liderar projetos de serviço que respondam às necessidades locais. Quer estejam a construir bibliotecas, a distribuir manuais escolares ou a orientar estudantes, as vossas ações contam.

A educação é também construção da paz. Cada bolsa de estudo que oferecemos, cada programa de infância que apoiamos, cada aula de alfabetização para adultos que financiamos é um ato de paz. E o Rotary tem vindo a construir a paz desta forma há mais de um século.

Não nos esqueçamos de que a luta pela literacia não se resume ao acesso, trata-se de equidade. Trata-se de garantir que todos os alunos, independentemente da sua origem, tenham a oportunidade de alcançar o seu potencial. Trata-se de estarmos unidos, além-fronteiras, além das línguas e das gerações, para afirmar que a educação é um direito, não um privilégio.

Vamos estar Unidos para Fazer o Bem, assumindo o compromisso com uma literacia duradoura. Sonhemos com um mundo onde todas as crianças aprendem a ler. E depois, como pessoas de ação, trabalhemos juntos para tornar esse sonho realidade.

Juntos, podemos mudar vidas, começando pelo poder transformador da educação. Juntos, Unidos para Fazer o Bem.

FRANCESCO AREZZO
Presidente do Rotary International

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe uma resposta

Publicação Anterior

Próxima Publicação

A Carregar a Próxima Publicação...
Siga-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendências
A carregar

A iniciar sessão em 3 segundos...

A inscrever-se em 3 segundos...