A The Rotary Foundation (TRF) oferece quatro tipos principais de subsídios para financiar ações de impacto:
SUBSÍDIOS DISTRITAIS
Financiam atividades de pequena escala, de ação local ou internacional, com caráter imediato.
SUBSÍDIOS GLOBAIS
Apoiam projetos de grande envergadura, internacionais, com resultados sustentáveis e mensuráveis, alinhados às áreas de enfoque do Rotary, como saúde, educação, ambiente.
SUBSÍDIOS DE ASSISTÊNCIA A DESASTRES
Voltados para ações de resposta rápida e reconstrução em regiões afetadas por catástrofes naturais.
SUBSÍDIOS DE GRANDE ESCALA
Destinados a iniciativas estruturantes com potencial de beneficiamento massivo e replicabilidade; geralmente, o Rotary concede cerca de US$ 2 milhões para projetos durando de 3 a 5 anos, sem a necessidade de parceiro internacional.
Como candidatar o seu clube a esses subsídios?
1. Escolha o subsídio que se ajusta ao projeto;
2. Qualifique o clube participando numa formação promovida pelo distrito;
3. Prepare o projeto, identificando uma necessidade real (avaliada com a comunidade beneficiada), defina objetivos claros e mensuráveis, elabore um orçamento detalhado e um plano de ação (para os subsídios globais, garanta um parceiro internacional e que o projeto se enquadra numa área de enfoque do Rotary);
4. Submeta a candidatura, conforme o subsídio: Subsídios Distritais: o pedido é feito diretamente ao distrito, seguindo o regulamento e prazos definidos pelo Governador e pela Comissão Distrital.
Subsídios Globais e de Grande Escala: o pedido é feito através do My Rotary, através de formulário online que detalha o projeto, orçamento, parceiros, impacto esperado e plano de avaliação;
5. Receba, execute e reporte. Após aprovação, o clube recebe os fundos na conta dedicada ao projeto. Execute as ações conforme o plano e registe todas as despesas com faturas e comprovativos. No final, submeta o relatório (no caso dos subsídios globais, também relatórios intermédios) à TRF para demonstrar o impacto e o uso correto dos recursos.