Comissões Interpaíses: Oportunidades sem Limite

José Manuel RaposoComissões Interpaíses2 semanas atrás64 Visualizações

A minha primeira experiência como presidente no Rotary Clube de Oeiras, nesse já distante ano de 1994-95, foi marcada pela visita do Presidente de Rotary International a Portugal. Num jantar realizado no Estoril, disse Bill Huntley:

Nos últimos 90 anos, o Rotary International tem sido verdadeiramente um farol para o mundo. Estamos cada vez mais a perceber que a nossa visão rotária é uma necessidade vital no mundo de hoje. O que deveria ser realmente evidente para todos, creio, é o comportamento de nós próprios como rotários. O progresso pessoal no serviço rotário enriquece as nossas vidas… porque o Rotary não é algo escrito no papel. Está gravado no coração dos rotários, homens e mulheres, em todo o mundo.”

O então presidente de Rotary International acrescentou um pensamento de Winston Churchill: “A civilização não durará! A liberdade não sobreviverá! A paz não será mantida! A menos que uma maioria significativa da humanidade se una e a defenda em conjunto.”

Por conseguinte”, concluía Bill Huntley, “devemos não só conhecer e compreender os nossos ideais rotários, mas também proclamá-los e, quando necessário, exibi-los em todas as oportunidades das nossas vidas e no nosso trabalho diário.”

Este texto, de há 30 anos, é hoje aterradoramente atual!

Neste contexto, a estrutura CIP tem um papel cada vez mais essencial na nossa organização rotária, quer no funcionamento interno do Rotary no país, estabelecendo a articulação entre a The Rotary Foundation, Serviços Internacionais, Serviços Humanitários e Projetos dos Clubes, propugnando pelo fluir da comunicação e pelo financiamento dos projetos; quer no plano externo, promovendo melhores relações entre clubes e distritos de diferentes países, fomentando a internacionalização de mais clubes através das geminações e da formação de novas CIP, o que será um passo fundamental.

O trabalho de todos nós e o apoio dos Governadores são essenciais. Compete aos Governadores fomentar o funcionamento dos dois grupos de trabalho já alinhados em cada distrito e promover a formação dos presidentes e assistentes de governador nesta filosofia de ação.

Os presidentes das CIP, como líderes da sua estrutura de trabalho, dinamizam o contacto internacional, ajudam a selecionar as geminações mais interessantes para cada clube e precisam de completar o preenchimento da nossa base de dados (plataforma Ragic), o que facilitará muito o seu trabalho e o de todos os clubes que queiram fazer geminações na área da sua CIP.

Reparem em todas as enormes oportunidades que podemos proporcionar aos clubes do nosso país. Assim o queiramos!

A terminar, lembro a reunião plenária das CIP, por videoconferência, marcada para o dia 18 de setembro.

Com amizade rotária,

Alberto Guerra

Coordenador Nacional das CIP em Portugal

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe uma resposta

Publicação Anterior

Próxima Publicação

A Carregar a Próxima Publicação...
Siga-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendências
A carregar

A iniciar sessão em 3 segundos...

A inscrever-se em 3 segundos...