
Natal, mensagem de esperança e de serviço ativo
O Rotary rege-se pelo princípio basilar da amizade e do “Ideal de Servir”, valores que transcendem fronteiras e clivagens políticas ou religiosas. A recente ação humanitária, que envolveu a comunidade das CIP em Portugal e no mundo rotário, Fome em Gaza, e a assinatura, em Tomar, da Carta de Constituição da CIP Portugal – Israel, é um reflexo direto desta vocação para o diálogo e a cooperação cívica entre os povos. Estas plataformas, as CIP, visam a criação de projetos humanitários de grande impacto e a promoção da paz, não o alinhamento com quaisquer agendas governamentais.
Queridos Companheiros Rotários, aproximarmo-nos do Natal, período de reflexão e boa vontade. Os nossos corações voltam-se para o essencial do nosso movimento: o “Ideal de Servir”.
Este ano, mais do que nunca, a nossa missão ganha uma urgência profunda perante o sofrimento global a que assistimos. A nossa ação, construir pontes entre os povos e em fornecer ajuda humanitária vital, demonstra a força do Rotary.
Neste Natal, a nossa mensagem é de
ESPERANÇA ATIVA.
Que o espírito desta quadra nos inspire a lutar incansavelmente pela primazia do direito sobre a força e pela dignidade humana. Que a luz do nosso serviço ilumine os que se sentem na escuridão, e a nossa solidariedade seja um farol de Humanidade.
Para todos vós, Companheiros e famílias, um Santo e Feliz Natal.
Que o próximo ano nos traga a concretização do nosso maior ideal: Paz no Mundo através do Serviço.
Fraterno abraço,
Alberto Guerra
Coordenador Nacional das CIP em Portugal