A literacia como um direito humano

José Manuel RaposoInternacional2 semanas atrás81 Visualizações

A educação é a ferramenta mais poderosa para mudarmos o mundo. No Mês da Educação Básica e da Literacia, quero recordar a todos por que o nosso trabalho é tão importante.

A educação quebra o ciclo da pobreza, abre portas de oportunidade e dá poder às pessoas para transformarem as suas comunidades. Mas a educação não existe num vazio. É necessário também abordar a paz, a saúde, a água potável, as oportunidades económicas, a saúde materno infantil e o ambiente.

É por isso que o Rotary tem estas áreas de enfoque. A mudança duradoura exige uma abordagem abrangente. Quando colaboramos nestas áreas através da The Rotary Foundation, elevamos comunidades de forma sustentável e com dignidade.

Hoje, pedi à rotária Lynne Paradis, do Rotary Club de Red Deer, Alberta, que partilhasse a sua paixão pela literacia:

“Acredito que a literacia é um direito humano. Quando me juntei ao Rotary Club de San Ignacio, no Belize, há mais de uma década, queríamos melhorar o ensino da leitura, mas não imaginávamos onde esta jornada nos levaria.

O projeto Literacy Alive! contou com o apoio de oito subsídios globais da The Rotary Foundation desde 2011. Usando uma abordagem simples, baseada na fonética e na ciência, modernizámos a forma como os professores ensinam e focámo-nos em como os alunos realmente aprendem. Recolhemos dados sobre o progresso na leitura durante seis meses.

Depois de provarmos que os professores tinham integrado novas práticas no ensino diário, o projeto ganhou força. O Ministério da Educação do Belize prestou atenção.

Atualmente, mais de 1.300 professores foram formados e mais de 20.000 alunos beneficiaram. Alcançámos taxas de sucesso superiores a 90%, com muitos alunos a progredirem mais de um ano em apenas cinco meses.

O programa é agora obrigatório nas escolas primárias do Belize. O que mais me emociona é ouvir os professores dizerem o quão confiantes estão de que podem mudar a vida dos seus alunos.

O nosso maior sucesso é tornarmo-nos desnecessários. Quando os educadores locais assumem a liderança, sabemos que a mudança duradoura está em curso.”

A história da Lynne exemplifica o poder dos subsídios da The Rotary Foundation. Com parcerias que envolvem seis clubes rotários e três países, o projeto Literacy Alive! lembra-nos como o Rotary é eficaz a criar mudanças sistémicas.

Quando a paixão dos nossos membros encontra o apoio da Fundação, não melhoramos apenas vidas individuais, transformamos comunidades inteiras. Ao apoiar a The Rotary Foundation, pode pôr a sua paixão em ação este mês, e em todos os meses.

HOLGER KNAACK
Presidente do Conselho de Curadores da The Rotary Foundation

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe uma resposta

Publicação Anterior

Próxima Publicação

A Carregar a Próxima Publicação...
Siga-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendências
A carregar

A iniciar sessão em 3 segundos...

A inscrever-se em 3 segundos...