
Como presidente de Rotary International em 2020-21, partilhei a esperança de uma nova iniciativa: os Programas de Escala. As sementes então lançadas estão hoje a dar frutos notáveis.
Após o sucesso do primeiro beneficiário de um subsídio dos Programas de Escala, o projeto Parceiros por uma Zâmbia Livre da Malária, a Fundação Gates e a World Vision propuseram-nos realizar mais e maiores projetos, reconhecendo a capacidade de Rotary para alcançar grandes resultados. Dessa parceria nasceu o Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis (Rotary Healthy Communities Challenge), atualmente a mais relevante iniciativa de prevenção de doenças de Rotary depois da erradicação da pólio.
O Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis tem como objetivo combater a pneumonia, a malária e as doenças diarreicas, principais causas de morte de crianças com menos de cinco anos em muitas regiões de África. Apesar dos progressos alcançados, estas doenças continuam a vitimar anualmente cerca de um milhão de crianças.
Esta parceria estratégica entre a The Rotary Foundation, a Fundação Gates, a World Vision e a PATH, uma organização global dedicada à equidade em saúde, está já a salvar vidas na República Democrática do Congo, em Moçambique, na Nigéria e na Zâmbia.
Importa lembrar que as parcerias são feitas de pessoas: voluntários, rotários e profissionais que se unem para transformar realidades. Uma delas é Gisela Bettencourt Mirção, do Rotary Club de Chimoio-Planalto, Moçambique, coordenadora nacional do Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis e assistente do governador do Distrito 9210, que relata:
“Em Moçambique, as doenças evitáveis continuam entre as principais causas de morte infantil. Com o apoio dos nossos parceiros, do Distrito 9210 e do Ministério da Saúde, o Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis mobiliza recursos, conhecimento técnico e voluntários para reforçar os sistemas de saúde comunitária em duas províncias do oeste do país.
“Formamos agentes comunitários de saúde para levar educação vital, ferramentas de prevenção e tratamento precoce às famílias em áreas de difícil acesso. O programa amplia o acesso a testes, diagnóstico e tratamento, garantindo cuidados atempados às crianças. Rotary coordena a defesa de direitos, assegura o fornecimento de materiais essenciais e promove o envolvimento local com as estruturas de saúde pública. No primeiro ano, o Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis alcançou milhares de lares em quatro distritos, apoiando mais de 4.400 agentes comunitários de saúde na proteção das crianças.
“Participo desde a fase de planeamento, mas só ao ver de perto percebi a verdadeira dimensão do impacto alcançado.”
Com o Healthy Communities Challenge, os Programas de Escala e a erradicação da pólio, Rotary demonstra que parcerias sólidas, envolvimento comunitário e visão partilhada podem transformar a saúde global e salvar vidas.
O seu apoio à The Rotary Foundation faz de si parte deste trabalho que muda vidas.
HOLGER KNAACK
Presidente do Conselho de Curadores da
The Rotary Foundation