O mês de agosto é tempo de descanso e recarga, e também de reflexão sobre o nosso papel como rotários. Uma oportunidade de reafirmar os nossos valores e fortalecer a nossa missão, alinhada com a mensagem presidencial deste ano, “Unidos para fazer o bem”, lembrando que o verdadeiro impacto do Rotary vem da união – de propósitos, valores e ações – que começa nos clubes.
Os clubes são o coração do Rotary. É neles que o ideal de servir se concretiza, surgem ideias, criam-se laços e desenvolvem-se projetos que transformam vidas. Por isso, é essencial fortalecer os clubes existentes, aumentar o número de associados e fundar novos clubes. Trata-se de um passo estratégico para garantir a continuidade, a vitalidade e a relevância do Rotary.
Mais associados significam mais força, mais ideias e mais capacidade de ação. Cada novo sócio traz contribuições únicas que renovam e impulsionam os clubes. Da mesma forma, fundar novos clubes em locais onde ainda não há presença rotária, permite expandir a nossa missão e alcançar comunidades que precisam do nosso apoio.
Criar novos clubes é multiplicar o alcance, o impacto e a presença do Rotary. É adaptar-se às mudanças do mundo, aproximando o Rotary das pessoas e das realidades locais. Num cenário global marcado por desafios como mudanças climáticas, desigualdades, crises de saúde e desinformação, é fundamental unir pessoas dispostas a servir.
O crescimento começa com ações simples: um convite, uma conversa, uma partilha da nossa experiência rotária. Há muitas pessoas com o desejo de fazer a diferença. Precisamos apenas de chegar até elas.
Novos sócios e clubes significa que o Rotary continua vivo, relevante e comprometido com o futuro. Fortalecer clubes, fundar novos e atrair novos sócios é garantir que o Rotary continue a transformar vidas.
O Rotary que conhecemos e amamos só chegou até aqui porque, em cada geração, homens e mulheres acreditaram no poder do serviço acima de si mesmos. Agora é a nossa vez de continuar o legado, inovar e deixar a nossa marca. Unidos, construiremos um Rotary mais forte e duradouro.
DEOLINDA NUNES
Governadora do Distrito 1970