Com o coração e a mente

Para nos adaptarmos, conforme delineado no Plano de Ação do Rotary, é necessário, por vezes, sair da nossa zona de conforto e experimentar algo novo. Aqui estão dois exemplos de clubes que se adaptaram — um com coração e outro através de pensamento crítico e estratégia.

O Rotary Club de Chandigarh Mid Town, na Índia, liderou com o coração no início deste ano. Para envolver os membros e aumentar a adesão, o Presidente do Clube, Nitin Kapur, telefonou pessoalmente a todos os antigos membros do clube e convidou-os para um encontro promovido como uma reunião de antigos membros.

Oito antigos membros compareceram, e os resultados foram extraordinários. Os visitantes tiveram a oportunidade de se reconectar – não só com os membros atuais, mas também com o sentimento de camaradagem e pertença que a adesão lhes proporcionava. No final da noite, o clube deu as boas-vindas a seis dos antigos membros de volta à família Rotary.

O Presidente Kapur demonstrou coragem ao contactar os antigos membros. Não só se adaptou e experimentou algo novo, como também teve a força de caráter para mostrar aos antigos membros o quanto ainda significavam para a família do Rotary. Essa bravura deu frutos.

As pessoas querem sentir-se necessárias e apreciadas. As pessoas querem sentir que pertencem. E podem nunca sentir isso se não tivermos a coragem de lhes dizer.

Entretanto, o Rotary Club de Seoul-Hansoo, na Coreia, tem vindo a experimentar diferentes modelos de clube com grande sucesso. Nos últimos quatro anos, o Seoul-Hansoo criou e manteve quatro clubes satélite — um clube de serviços, um clube baseado em interesses para músicos, um clube baseado numa causa que orienta profissionais e um clube para estudantes universitários.

Estes clubes satélite fazem parte de um plano de cinco anos implementado pelo clube Seoul-Hansoo para aumentar a adesão através da inovação.

Qual é o segredo para fundar e manter tantos clubes satélite? A adesão entre o Seoul-Hansoo e os seus clubes satélite é fluida e sinérgica. Muitos membros dos clubes satélite participam nas reuniões do clube patrocinador. E muitos dos membros do clube patrocinador participam nos clubes satélite.

Além disso, o foco de cada clube satélite não é acidental. Cada um apela a diferentes interesses de pessoas no clube patrocinador e na comunidade, atraindo membros existentes e potenciais. Esta é uma excelente estratégia para manter e atrair membros, pois oferece flexibilidade. Se alguém estiver interessado em aderir mas não puder participar nas reuniões do clube patrocinador, tem várias opções à escolha.

Estes são apenas dois exemplos de como nos podemos adaptar com o coração e a mente. Cada clube é diferente, por isso encorajo-vos a contactar os membros do vosso clube e da comunidade à vossa volta. Perguntem-lhes sobre a experiência no clube e o que podem fazer para melhorar.

Conversem com um número suficiente de pessoas e poderão encontrar formas de se adaptar e acender a Magia do Rotary no vosso clube.

STEPHANIE A. URCHICK
Presidente do Rotary International

Para recursos sobre como envolver e aumentar o quadro associativo, visite rotary.org/membership

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Deixe uma resposta

Publicação Anterior

Próxima Publicação

A Carregar a Próxima Publicação...
Siga-nos
Barra Lateral Pesquisar Tendências
A carregar

A iniciar sessão em 3 segundos...

A inscrever-se em 3 segundos...