José Alberto Oliveira
Tradicionalmente associado às férias, no hemisfério norte, agosto tem, no calendário rotário, um significado muito especial. É o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes. Apesar do merecido descanso, este período convida-nos a refletir sobre estratégias para crescer e fortalecer os nossos clubes, incentivando a entrada de novos associados e a criação de novos clubes que possam multiplicar o impacto positivo que o Rotary gera nas comunidades. A sustentabilidade do nosso serviço depende deste crescimento, e cada um de nós é peça essencial nesta missão.
Estamos entusiasmados com a importante mudança que vai acontecer nesta nossa Revista Rotary Portugal. Como anunciado, a partir do próximo mês de outubro passaremos a editá-la apenas em formato digital. Uma decisão alinhada com a sustentabilidade ambiental e a modernização dos nossos meios de comunicação, que permitirá maior alcance, mais interatividade e rapidez na partilha das ações e projetos rotários. Contudo, quem desejar continuar a receber a revista na versão impressa poderá fazê-lo, mediante pagamento adicional, sendo essencial comunicar essa preferência à secretaria da Associação Portugal Rotário com a maior brevidade possível.
Por fim, sublinho a importância da aprendizagem contínua em Rotary, um fator decisivo para a melhoria da nossa capacidade de servir. Os programas de formação e mentoria, como os implementados pelos distritos rotários em todo o mundo, são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, além de reforçarem os valores fundamentais do Rotary. O nosso compromisso com a aprendizagem é o caminho certo para aumentarmos o impacto positivo das nossas ações, promovendo o companheirismo, a ética, a liderança e a paz.
Continuemos empenhados na aprendizagem constante para que possamos, cada vez mais, servir com eficácia e transformar positivamente o mundo à nossa volta.