Entro sempre nas reuniões do meu clube, o Rotary Club de McMurray, Pensilvânia, com um sorriso no rosto.
Há alguns anos, uma pessoa chegou atrasada a uma reunião. Em vez de a repreendermos, aplaudimos. Desde então, tornou-se uma tradição aplaudir todos os membros quando chegam às reuniões. É difícil não sorrir com uma receção assim.
Nada é mais poderoso para envolver e reter membros do que um clube vibrante, acolhedor e – sim – divertido.
Pense no que o atraiu para o Rotary. Provavelmente, não foram apenas os projetos de serviço ou o networking profissional. Foram as pessoas – as amizades, as gargalhadas partilhadas e a alegria de trabalhar para um objetivo comum. É isso que nos mantém ligados.
Se procura trazer esse sentimento de alegria para as suas reuniões, não tenha receio de fazer algumas perguntas difíceis a si mesmo e aos outros membros. Se fosse um potencial membro, juntava-se ao seu clube atual? É uma pergunta poderosa, mas não pare por aí.
Os membros do seu clube sentem que pertencem? As suas reuniões são divertidas? Se não, o que podem fazer juntos para mudar isso?
Na próxima reunião ou evento, experimente algo novo para arrancar alguns sorrisos extra. São as pequenas coisas que criam laços duradouros e tornam os clubes simplesmente irresistíveis.
Aqui está um exemplo de um clube que está no caminho certo. Desde 2021, o Rotary Club de Fukushima, no Japão, tem combinado responsabilidade ambiental com diversão comunitária. No Japão, transformaram o ato de recolher lixo num desporto conhecido como SpoGomi, e todos os anos o clube organiza uma competição. Este ano, mais de 400 participantes incentivaram-se uns aos outros enquanto se uniam para melhorar a sua comunidade.
Este evento é um excelente exemplo de como os clubes Rotary podem divertir-se, fazer a diferença eaumentar a consciencialização para desafios globais mais amplos — tudo ao mesmo tempo. Além disso, o formato inclusivo e amigável para famílias permite a participação de pessoas de todas as idades.
Quando nos divertimos no que fazemos, essa energia torna-se contagiante. É isso que atrai novos membros e mantém os nossos clubes fortes e empenhados. Ajuda as pessoas a sentirem que pertencem.
Retenção e cultura andam de mãos dadas. Quanto mais saudável for a cultura do nosso clube, mais provável será que os membros fiquem. A revista Rotary é uma excelente fonte de inspiração para melhorar a cultura do clube e aprofundar o envolvimento dos membros. Convido-o a explorar as histórias e estratégias nas suas páginas, aprendendo com o sucesso de outros clubes para encontrar ideias que funcionem para si.
Juntos, podemos criar um Rotary mais envolvente, agradável e inclusivo, do qual todos os membros se possam orgulhar. Continuemos com renovado compromisso e entusiasmo, vivendo A Magia do Rotary.
STEPHANIE A. URCHICK
Presidente do Rotary International