Francesco Arezzo – Doemos com Gratidão

Neste mês de novembro, em que celebramos a The Rotary Foundation, convido todos a refletirem não apenas sobre o que damos, mas sobre o porquê de o fazermos. A Fundação é mais do que um fundo para projetos. É o coração pulsante da nossa promessa de que o serviço, enraizado na confiança e na amizade, pode criar mudanças duradouras.

O nosso Plano de Ação desafia-nos a aumentar o impacto, e é através da Fundação que tornamos essa visão realidade. Desde 1988, o Rotary e os seus parceiros vacinaram quase 3 mil milhões de crianças contra a pólio, investindo mais de 2,6 mil milhões de dólares nesta causa, 146 milhões apenas no último ano. Estes números impressionam, mas o verdadeiro impacto está nas vidas das crianças que nunca mais temerão a pólio, na esperança renovada das famílias e na paz construída em comunidades outrora marcadas pela doença.

Mas a pólio é apenas uma das nossas histórias. Todos os anos, os Centros Rotary pela Paz formam novas gerações de líderes capazes de transformar o conflito em diálogo e a divisão em compreensão. Em 2023-24, cerca de 100 novos bolseiros iniciaram os seus estudos, dando continuidade a um legado de mais de 1.800 construtores da paz oriundos de mais de 140 países. Ao investir neles, semeamos a paz que frutificará nas próximas décadas.

A Fundação também muda vidas através dos subsídios distritais e globais, apoiando projetos grandes e pequenos, desde um poço de água potável numa aldeia até bolsas de estudo e assistência médica após desastres. Estes gestos não são temporários, são passos firmes rumo à dignidade, à resiliência e à oportunidade. E, quando a natureza fere, os Subsídios para Assistência em Casos de Desastres permitem que o Rotary aja de imediato.

A nossa Fundação não se define pelo que cada um de nós pode fazer sozinho, mas pelo que conseguimos fazer juntos. Cada contribuição, por menor que seja, junta-se às demais como um ato coletivo de fé na humanidade e no futuro.

A etapa final de qualquer grande jornada é sempre a mais difícil. Vemo-lo no caminho para erradicar a pólio, na construção da paz e em todos os projetos que procuram elevar pessoas em desespero. Ainda assim, sempre que doamos, afirmamos que o nosso trabalho continua, aconteça o que acontecer.

Neste novembro, doemos com gratidão, com alegria e com esperança. Através da nossa Fundação, Unidos Para Fazer o Bem, deixamos não apenas projetos, mas um legado de paz, confiança e Dar de Si Antes de Pensar em Si.

FRANCESCO AREZZO
Presidente do Rotary International

Publicação Anterior

Próxima Publicação

Siga-nos
Pesquisar Tendências
A carregar

A iniciar sessão em 3 segundos...

A inscrever-se em 3 segundos...