Mensagem de janeiro de 2026 do Governador do Distrito 1960

EditoriaMensagens D19601 mês atrás12 Visualizações

“Erra quem pensa que nascemos uma só vez. Para quem quer viver, a vida está repleta de nascimentos.”

Nesta magnífica frase do Cardeal Tolentino de Mendonça, encontro de forma simples o que tenho transmitido aos clubes nas 42 visitas oficiais já realizadas.

Da necessidade de irmos mais longe para sabermos até onde conseguimos ir, de não termos medo e de sermos atrevidos e ambiciosos nos nossos objetivos.

Para isso devemos colocar as nossas capacidades e vocações ao serviço de Rotary que não se esgota no território a partir do qual desenvolvemos a nossa ação transformadora e significativa. Quer nos gestos mais simples ou naqueles mais ambiciosos, é essencial que trabalhemos em parceria.

Um dos traços mais distintivos da nossa ação é a nossa liderança e o mundo conta connosco.

A nossa vocação profissional é uma ferramenta de mudança, não apenas através de ações pontuais, mas sobretudo através de diagnósticos estruturais, propostas sustentáveis e soluções que capacitam. Quando apoiamos uma instituição devemos escutar, compreender e aplicar o nosso conhecimento para resolver as verdadeiras causas e não apenas sintomas.

Devemos gerar impacto sustentável e, nos clubes, é essencial que cada membro se sinta convocado a contribuir com o seu saber, através de mentoria, formação, aconselhamento ou ação direta.

Em janeiro somos convidados a reconhecer publicamente os profissionais que se destacam pela excelência e ética como modelos que inspiram, dentro e fora de Rotary, e que reforçam a nossa credibilidade junto das comunidades. Mas este reconhecimento deve ser acompanhado por uma reflexão: estamos a usar plenamente o potencial profissional dos nossos clubes? Estamos a criar oportunidades para que cada rotário se sinta útil e valorizado?

A resposta está na forma como equilibramos as nossas vidas pessoal, profissional e rotária. Quando conseguimos integrar estas dimensões, criamos uma experiência de vida mais rica, mais coerente e mais atrativa para quem nos observa. Rotary torna-se, assim, não apenas uma rede de serviço, mas uma escola de cidadania ativa e de profissionalismo ético.

No dia 23 de janeiro celebraremos o Centenário de Rotary em Portugal e conto com a participação de todos neste marco histórico no nosso país https://www.rotaryclubelisboa.org/centenario-100y/

Agradeço o trabalho realizado no passado semestre e desejo a todos e famílias um excelente ano 2026.

Um abraço amigo,

Jorge Lucas Coelho

Governador do Distrito 1960

Publicação Anterior

Próxima Publicação

Siga-nos
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Publicidade

Siga-nos
Pesquisar Tendências
A carregar

A iniciar sessão em 3 segundos...

A inscrever-se em 3 segundos...